Confira nossa programação no 24º CIAED

Faça sua inscrição no CIAED CLIQUE AQUI

Para participar da nossa programação basta e efetuar sua inscrição no local

As inscrições são gratuitas

 

 

04 de outubro de 2018

Horário: das 10h às 12h

Sala Tapera

Debate: “Pós-Graduação Lato Sensu: as obscuridades da Resolução CNE Nº 1/2018”

Descrição: A SANTOS JR Consultoria traz para o 24º CIAED debate com o tema Pós-Graduação Lato Sensu: as obscuridades da Resolução CNE Nº 1/2018. Desde 2007, foi uma década de crescimento acelerado da pós-graduação lato sensu em números absolutos em todo o território nacional. Com o avanço do percentual de graduados, os profissionais sentiram a necessidade de avança nos estudos de pós-graduação como forma de obter diferencial curricular e no exercício de suas atividades. O ano de 2007 é tomado como marco referencial a partir da publicação da Resolução CNE/CES Nª 1 de 8 de junho de 2007, esta que estabeleceu as normas mas oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, também chamados de especialização ou MBA, conforme o caso. Esta Resolução de 2007 estabeleceu os parâmetros iniciais para a oferta desta categoria de cursos, mas não trouxe a profundidade necessária ao tema, o que se mostrou necessário a partir da expansão. Diante das grandes dúvidas geradas com a diversificação de formas de oferta, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior publicou a NOTA TÉCNICA DPR/SERES/MEC Nº 388 que se tornou o principal referencial para a prática das IES particulares em geral. Em 2018, com a publicação da Resolução CNE Nº 1, esperava-se uma nova normatização que tornasse mais claras e precisas as condições para oferta. Temas como a oferta de cursos presenciais fora de sede, correlação ente áreas de oferta ente graduação e pós, particularidades da oferta na modalidade EAD, condições de aproveitamento de cargas horárias cursadas em outras categorias, caracterização da oferta irregular e outros eram esperados, o que não se confirmou.

O workshop trará os especialistas da SANTOS JR Consultoria e outros convidados para apresentar suas análises sobre este cenário e orientar mantenedores e dirigentes a reorientar suas instituições.

PROGRAMAÇÃO

10h00 – Credenciamento dos Participantes e Welcome Coffee

10h15 – Abertura da SANTOS JR Consultoria

10h30 – Resolução CNE Nº 1/2018: novo cenário x velhas práticas

               Jair dos Santos Júnior

11h00 – Cenário da concorrência na oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu

               Gustavo Oliveira

11h30 – Tendências da regulamentação da pós-graduação Lato Sensu

               Aguardando confirmação de representante do CNE

12h00 – Encerramento

Informações

SANTOS JR: 19 3468 4364 do pelos emails contato@santosjunior.com.br / eventos@santosjunior.com.br

04 de outubro de 2018

Horário: das 16h00 às 18h00

Sala Sambaqui 1 – Mesa Redonda MR12

A Gestão e Sustentabilidade dos Polos na EAD
Descrição: Os desafios que impactam na gestão do polo e a sua sustentabilidade. A importância das ações na rotina do Polo e que ampliam o vínculo com a comunidade externa ampliando o engajamento dos
alunos com a IES. A função social do polo na comunidade e a relação com o mercado produtivo da sociedade local. Os desafios de empreender e formar empreendedores como uma das responsabilidades
do gestor do Polo.
Andreia Schley – CENSUPEG (Coordenação)
Adriana Soeiro – Brazcubas
Fernanda Furuno – Grupo A e Guia EaD Brasil
Jair dos Santos Junior – Santos Jr Consultoria Educacional

Informações:

Site 24º CIAED

05 de outubro de 2018

Horário: das 10h às 12h

Sala Tapera

Workshop “Pequenas IES Grandes Oportunidades”

Descrição: A SANTOS JR Consultoria trazem para o 24º CIAED Workshop com o tema Pequenas IES Grandes Oportunidades. O ano de 2017 marcou a educação superior particular com uma significativa mudança de diretriz, representada pela publicação de diversos atos normativos e regulamentações que determinaram o que ficou conhecido como Marco Regulatório da Educação Superior 2017. Ainda que algumas peças que integram o seu conjunto sejam de meados de 2016 e poucas outras de início de 2018, foi em maio, com a publicação do Decreto 9057/2017 e em dezembro, com a publicação do Decreto 9235/2017 que este ano ficou marcado para a história da educação superior particular. Com esta consolidação na esfera da regulação as IES de pequeno porte têm diante de si a oportunidade de se consolidar como marcas locais e regionais. O conceito de bônus regulatório agora em vigor permite que mediante seus resultados de avaliação externa (CI e CC) existam oportunidades objetivas de crescimento mais acelerado e posicionamento em nichos de mercado de qualidade e preços competitivos. O workshop trará os especialistas da SANTOS JR Consultoria e outros convidados para apresentar suas análises sobre este cenário e orientar mantenedores e dirigentes a reorientar suas instituições.

PROGRAMAÇÃO

10h00        Credenciamento dos Participantes e Welcome Coffee

10h15        Abertura da SANTOS JR Consultoria

10h30        Ciclo da Concorrência no Ensino Superior Particular

                    Jair dos Santos Júnior

11h00        Um grande projeto e uma pequena IES: desafios da gestão

                    Andreia Schley

11h30         Case UNIASSELVI – EAD: Modelo semipresencial

                   Francieli Torres e Rosimar Muller

12h00        Encerramento

Informações

SANTOS JR: 19 3468 4364 do pelos emails contato@santosjunior.com.br / eventos@santosjunior.com.br

05 de outubro de 2018

Horário: das 13h30 às 15h30

Sala Jurerê

Workshop Debate sobre o Cenário Representativo das Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior Particulares
Promover o debate sobre as formas de representação das Instituições de Ensino Superior Particulares, destacando os espaços de representação através de associações e sindicatos. As discussões serão coordenadas de forma a apresentar as oportunidades de representação existentes para as IES de pequeno e médio porte. O objetivo é permitir aos presentes compreender como a representação é fundamental para defesa de suas demandas diante, principalmente, da esfera pública. O debate será coordenado por um mediador e ao final será proposta a composição de um núcleo de discussão contínua, cuja missão será manter as IES articuladas na busca de seus espaços representativos.

Quem pode participar:
Mantenedores e Dirigentes de Instituições de Ensino Superior Particulares
Coordenação: Jair dos Santos Júnior – Santos JR Consultoria Educacional

Informações:

Site 24º CIAED

24º CIAED DE 03 A 07 DE OUTUBRO EM fLORIANÓPOLIS

Fale conosco

Procurou algo da legislação e não encontrou? Entre em contato conosco e disponibilizamos para você!

Enviando

Copyright © 2017 SANTOS JR Consultoria Educacional. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?