SANTOS JR INFORMA – Edição 210 – Extinção Cursos Sequenciais

SANTOS JR Consultoria Educacional
Americana, 24 de maio de 2017                             Edição 210
– ARTIGO ESPECIAL –
CNE EXTINGUE CURSOS SEQUENCIAIS
Por Prof. Jair dos Santos Jr
Foi publicada no Diário Oficial da União de 24 de maio de 2017 a Resolução CNE/CES Nº 1 de 22 de maio de 2017 que extingue os Cursos Sequenciais, devendo as IES transformá-los em Cursos Superiores de Tecnologia (CST) ou de Bacharelado em prazo de até dois anos.
A transformação deverá acontecer mediante Processo de Reconhecimento e, segundo esta Resolução, garantir a continuidade da oferta.
Dito em outras palavras, deixa de existir a categoria de Cursos Sequenciais, mas as IES deverão assumir o ônus da transformação em CST ou Bacharelado e garantir a continuidade de oferta aos alunos.
O desafio para as IES será adequar a diversidade de Cursos Sequenciais para a lista limitada de CSTs determinada pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. E para a opção de transformação em Bacharelado, haverá o dilema da incorporação de carga horária, certamente maior, com duração maior, transformando a oferta quase inviável para os objetivos de aluno típico dos Cursos Sequenciais.
Para as IES que oferecem estes cursos, é sabido que são marcados pela curta duração e oferecimento de um tipo de certificação para profissionais que atuam no mercado de trabalho e estão preocupados com o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências de aplicação prática direta. Ou seja, o aluno de Curso Sequencial típico não está preocupado com a diplomação, mas com a aquisição de conhecimento teórico-prático de uma área que possivelmente já atua e cuja certificação é mais do que suficiente.
Para que não se menospreze o tamanho do impacto da decisão, estamos tratando de mais de 6.200 alunos de 38 instituições, distribuídos em 106 cursos (dados extraídos do documento Sinopse do Censo da Educação Superior referente ao ano de 2015).
O que passa a ser chamado de Cursos Sequenciais são programas de estudos, com um mínimo de três disciplinas e oferecidos a estudantes que iniciam sua graduação (tendo ou não concluído a mesma) e aqueles já graduados.
Antes a certificação era pelo conjunto do curso, que durava de dois a três anos. Agora é como se o Curso Sequencial fosse a certificação de uma parte de um Curso de Graduação. Comparativamente e numa forma alegórica, os Cursos Sequenciais eram um curso “pós-ensino médio” e agora são a certificação de “um pedaço” do Curso de Graduação.
No entendimento da SANTOS JR Consultoria, devemos considerar mais do que o impacto direto no público afetado, mas na extinção da categoria em si. Não deixa de ser mais uma forma de controlar a oferta de serviços educacionais e direcionar a atuação das empresas educacionais para a diplomação, deixando de existir um tipo de oferta que, no seu tempo, poderia significar uma atuação diferenciada para instituições e alunos. Em tempos de crise em que as empresas buscam alternativas, o Conselho Nacional de Educação acaba de extinguir com uma delas.
– PRODUTOS –
Clube de Vantagens

Fale conosco

Procurou algo da legislação e não encontrou? Entre em contato conosco e disponibilizamos para você!

Enviando

Copyright © 2017 SANTOS JR Consultoria Educacional. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?