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AMERICANA, 11 DE JUNHO DE 2018

EDIÇÃO 261 – ESPECIAL ENADE 2018

ESPECIAL ENADE 2018
Conheça nossa área de LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL efetuamos acompanhamento diário do DOU – Diário Oficial da União.
– DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO –
ESPECIAL ENADE 2018
PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 – Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2018
PORTARIA Nº 437, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Administração Pública do Enade 2018
PORTARIA Nº 438, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Administração do Enade 2018
PORTARIA Nº 439, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Ciências Contábeis do Enade 2018
PORTARIA Nº 440, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Ciências Econômicas do Enade 2018
PORTARIA Nº 441, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Enade 2018
PORTARIA Nº 442, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Design do Enade 2018
PORTARIA Nº 443, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Direito do Enade 2018
PORTARIA Nº 444, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente de Formação Geral do Enade 2018
PORTARIA Nº 445, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gastronomia do Enade 2018
PORTARIA Nº 446, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Comunicação Social – Jornalismo do Enade 2018
PORTARIA Nº 447, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Psicologia do Enade 2018
PORTARIA Nº 448, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Relações Internacionais do Enade 2018
PORTARIA Nº 449, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Secretariado Executivo do Enade 2018
PORTARIA Nº 450, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Serviço Social do Enade 2018
PORTARIA Nº 451, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Comércio Exterior do Enade 2018
PORTARIA Nº 452, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Design de Interiores do Enade 2018
PORTARIA Nº 453, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Design de Moda do Enade 2018
PORTARIA Nº 454, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Design Gráfico do Enade 2018
PORTARIA Nº 455, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gestão Comercial do Enade 2018
PORTARIA Nº 456, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Enade 2018
PORTARIA Nº 457, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Enade 2018
PORTARIA Nº 458, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gestão Pública do Enade 2018
PORTARIA Nº 459, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Logística do Enade 2018
PORTARIA Nº 460, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Marketing do Enade 2018
PORTARIA Nº 461, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Processos Gerenciais do Enade 2018
PORTARIA Nº 462, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Teologia do Enade 2018
PORTARIA Nº 463, DE 30 DE MAIO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Turismo do Enade 2018
PORTARIA Nº 473, DE 5 DE JUNHO DE 2018 – Dispõe sobre o componente específico da área de Tecnologia em Gestão Financeira do Enade 2018
– ARTIGOS ESPECIAIS –
PNE (2014/2024): estratégias desligadas das metas
Por Prof. Paulo Cardim
O Plano Nacional de Educação, com vigência por dez anos, aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, tem, na Meta 12 – “elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público” – algumas Estratégias que ignoram a legislação específica da educação superior e a realidade de sua oferta, por instituições de ensino superior (IES) pública ou da livre iniciativa.
A Estratégia 12.7, por exemplo, sem congruência com a sua Meta, pretende assegurar, no mínimo, 10% “do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.
A instituição das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) para os cursos de graduação (tecnologia, bacharelado e licenciatura) são da competência da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), nos termos do art. 9º, § 2º, alínea c, da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, com a redação dada pela Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995, recepcionada pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a LDB.
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