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Americana, 27 de maio de 2019 – Edição nº 300
Notícias da Educação Superior
NOTÍCIAS
Plano Nacional de Educação está com 80% das metas estagnadas, diz estudo
STF avalia dividir fundo bilionário da Petrobras com outras áreas além da Educação
Bolsonaro diz que exagerou sobre atos do dia 15: ‘Inocentes, não idiotas’
MEC tenta obter dados sigilosos de estudantes; para especialista, medida é ilegal
Universidades públicas devem ser pagas? Veja a opinião de especialistas
Orçamento do MEC tem perdas reais desde 2015 após série de cortes
Para Campos, corte na educação é vergonhoso e MEC vive caos fora do normal
Professores mostram livro de Paulo Freire ao tirar foto com ministro da Educação
Educar para a democracia
Devassa no MEC
Defesa do Consumidor debate problemas no Fies
Menos de 1% dos estudantes aderiram à renegociação de dívidas com o Fies
O corte de investimentos na educação e o Novo Regime Fiscal
Com bloqueios, nova reitora da UFRJ prevê cortes em serviços
‘Sou contra’, afirma Bolsonaro sobre cobrança de mensalidade em universidades federais
Inep encerra mais uma seleção de elaboradores e revisores de questões de provas
Testes aleatórios em currículos públicos apontam mentiras
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– DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO –
De 20/05/2019 a 24/05/2019
Destaques da Legislação Educacional
PORTARIA Nº 1.010, DE 20 DE MAIO DE 2019 – Ficam credenciadas, em caráter provisório, para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, as instituições de ensino superior constantes do Anexo a esta Portaria
PORTARIAS DE 17 DE MAIO DE 2019 – EXONERAÇÕES E NOMEAÇÕES
Reconhecimento de Cursos em EAD
PORTARIA Nº 231, DE 17 DE MAIO DE 2019 – Ficam reconhecidos os cursos superiores na modalidade a distância, relacionados no Anexo desta Portaria
Renovação de Reconhecimento de Cursos em EAD
PORTARIA Nº 232, DE 17 DE MAIO DE 2019 – Fica renovado o reconhecimento dos cursos superiores na modalidade a distância, relacionados no Anexo desta Portaria
Descredenciamento de IES
PORTARIA Nº 1.023, DE 23 DE MAIO DE 2019 – Fica descredenciada, a pedido, em modalidade presencial, a Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB (código 13812), credenciada pela Portaria nº 1.242, de 30 de dezembro de 2009
Despachos do Ministro da Educação
DESPACHOS DE 20 DE MAIO DE 2019
DESPACHOS DE 23 DE MAIO DE 2019
DESPACHO DE 20 DE MAIO DE 2019 – PORTARIA Nº 538,DE 25 DE AGOSTO DE 2014 – Faculdade Barão do Rio Branco – Mantém na íntegra, os termos do Parecer CNE/CES nº 172/2016, que julgou recurso interposto pela Instituição interessada em face da Portaria SERES nº 538, de 25 de agosto de 2014
DESPACHO DE 20 DE MAIO DE 2019 – PORTARIA Nº 605, DE 16 DE JUNHO DE 2017 – Sociedade Amigos de Vila Rezende – Mantém a decisão constante da Portaria nº 605, de 16 de junho de 2017, Item 2 do Anexo, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, publicada no Diário Oficial da União de 19 de junho de 2017, que indeferiu o pedido de concessão do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social
Conselho Nacional da Educação
SÚMULA DE PARECERES – REUNIÃO ORDINÁRIA DOS DIAS 01, 02, 03 E 04 DO MÊS DE ABRIL/2019
SÚMULA DE PARECERES – REUNIÃO ORDINÁRIA DOS DIAS 06, 07, 08 E 09 DO MÊS DE MAIO/2019
RETIFICAÇÃO SÚMULA DE PARECERES – REUNIÃO ORDINÁRIA DOS DIAS 11, 12, 13 e 14 DE SETEMBRO/2017
RETIFICAÇÃO SÚMULA DE PARECERES COMPLEMENTAR À PUBLICADA NO DOU de 18/4/2019, Seção 1, pp. 36 a 39 – REUNIÃO ORDINÁRIA DOS DIAS 11, 12, 13 E 14 DO MÊS DE MARÇO/2019
Legislação Miscellaneous
PORTARIA Nº 18, DE 16 DE MAIO DE 2019 – Designar os Membros da Secretaria de Educação Superior -SESu nos termos da Portaria nº 17 de 15 maio de 2019
PORTARIA Nº 229, DE 16 DE MAIO DE 2019 – Suspender o prosseguimento da chamada pública regida pelo Edital SERES/MEC nº 1, de 28 de março de 2018, no que tange à seleção de proposta para autorização de funcionamento de curso de medicina no município de Bacabal- MA
PORTARIA Nº 230, DE 16 DE MAIO DE 2019 – Suspender o prosseguimento da chamada pública regida pelo Edital SERES/MEC nº 1, de 28 de março de 2018, no que tange à seleção de proposta para autorização de funcionamento de curso de medicina no município de Codó- MA
PORTARIA Nº 1.009, DE 20 DE MAIO DE 2019 – Definir as ações e metas do exercício de 2018/2019 relativas aos programas, projetos e atividades prioritárias para a avaliação de desempenho institucional do Ministério da Educação, referente ao ciclo avaliativo de 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, da Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, da Gratificação de Desempenho de Atividades de Cargos Específicos e da Gratificação de Desempenho de Atividade em Políticas Sociais, ciclos avaliativos de 1º novembro de 2018 a 30 de abril de 2019 e de 1º de maio a 31 de outubro de 2019, na forma do quadro anexo
ARTIGOS ESPECIAIS

Profissão professor: os desafios na formação da profissão mais numerosa do Brasil

Henrique Sartori de Almeida Prado
Professor universitário, chanceler do Grupo Estácio e ex-secretário-executivo do Ministério da Educação​​

O que fazer com uma profissão na qual seus profissionais não recomendam a sua própria atividade? E que caminho tomar, frente a um cenário de desafios, para que aqueles que escolhem a docência possam ser valorizados e terem segurança na carreira?

Pois bem, este desafio está posto e não é de hoje que a “Profissão Professor” é debatida. Atualmente, são mais de 2,5 milhões de professores e 78% têm curso superior completo. A maior parte destes docentes está concentrada na educação básica, tendo as mulheres como maioria, com uma média de 35 anos de idade.

Os desafios da profissão não se concentram somente em questões de reconhecimento ou valorização profissional pela remuneração e progressão na carreira, mas também apresentam pontos sensíveis quanto às condições de trabalho e formação.

“Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Todos pela Educação, no ano passado, apenas 29% dos docentes consultados indicaram ter preparo adequado para enfrentar a profissão quando ingressaram em sala de aula.

Ainda, pela pesquisa realizada, fica evidente a necessidade de aprimoramento de conhecimento sobre didáticas específicas das disciplinas, conhecimento prático e fundamentos e métodos de alfabetização, demonstrando a necessidade de revisar os currículos dos cursos de pedagogia e de licenciaturas para formar profissionais mais preparados e conectados com a atualidade.

Nova fase para a formação de professores

Nos últimos anos, a educação básica tem tomado grande parte do debate público e das políticas que atuaram na revisão e na proposta de novas bases, tanto para o ensino fundamental, como para o ensino médio. Acompanhando este movimento, o Ministério da Educação trabalha com medidas que indicam uma nova fase para a formação de professores no país.

Uma base comum foi apresentada em três eixos: conhecimento, prática e engajamento. Esses pontos têm por objetivo nortear a formação docente, sobretudo indicando caminhos em que a qualidade da formação e a valorização profissional sejam prioridades.

“Além desses pontos, a proposta indica mudanças no tempo de formação inicial para o curso de pedagogia: dois anos de formação comum, um ano de aprofundamento em cada etapa da educação em que o professor queira se dedicar e outro para assuntos relacionais à gestão escolar.”

Tais mudanças, que passam por aprimoramentos, podem estimular tanto o professor quanto o aluno. Ao focar novas práticas, novas metodologias e experimentações bem-sucedidas, o potencial inovador dos novos currículos podem garantir professores mais conectados com a prática docente e alunos mais interessados, tornando a sala de aula mais atrativa para todos.

Tem que haver vontade política e colaboração do setor privado

Para que essas propostas possam avançar são necessários o alinhamento e a articulação entre os setores público e privado, pois esta política tem potencial transformador e é indispensável que as instituições de ensino estejam comprometidas com o seu sucesso.

Segundo dados do último Censo da Educação Superior do MEC, 75% das matrículas estão concentradas em instituições de ensino da rede privada, demonstrando a importância desta articulação com as faculdades, centros universitários e universidades brasileiras e com os demais sistemas de educação, pois são nos municípios onde esses profissionais mais atuam.

A formação dos professores precisa articular a teoria e a prática para alavancar a melhora dos resultados dos alunos e indicar um itinerário formativo de qualidade, que garanta ao futuro professor um desenvolvimento profissional seguro. São pontos essenciais para que, em um futuro breve, possamos ter no Brasil, um novo cenário e quiçá, um cenário em que os professores possam recomendar o exercício de sua profissão.

PRÓXIMOS EVENTOS

Confira a programação da SANTOS JR para este evento

Mesa Redonda: “EAD no Ensino Médio: o mito da [des]socialização”

O objetivo é o debate crítico sobre quais os reais impactos da implantação da educação à distância como requisito de currículo na educação básica e a forma de promover uma discussão efetiva para uma adoção responsável desta modalidade de ensino para nossas crianças e jovens.

Participantes:

Evandro Luís Ribeiro – Centro Universitário Claretiano

Jair dos Santos Junior – SANTOS JR Consultoria Educacional

Henrique Sartori de Almeida Prado – Chanceler Estácio Participações

 

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